Clube Desportivo Santa Clara

Em pleno Oceano Atlântico, numa ilha mais pequena do que a cidade de Nova Iorque e com uma população equivalente  à lotação do antigo Estádio da Luz, encontramos um clube com quase 100 anos de história.

Clube Desportivo Santa Clara é o único clube açoriano a ter participado na primeira divisão e o mais representativo da região. A sua origem remonta ao início dos anos 1920 e à união do Santa Clara Foot-ball Club e do Sport Club Santa Clara, dois clubes do antigo bairro operário  e núcleo piscatório de Santa Clara, no CD Santa Clara.

Os primeiro registos da prática futebolística nos Açores datam de 1895. No jornal Sport dos Açores de Maio de 1924, António Kopke Ayalla relata que foi nas pedreiras do porto onde se jogou pela primeira vez futebol com uma bola de cautchu, vinda de Inglaterra. Terá sido um padre inglês, professor do Colégio Fisher, e dois funcionários ingleses do Cabo Submarino que introduziram o desporto na ilha. Curiosamente, os primeiros registos da prática desta modalidade no nosso país remontam a 1875 e são referentes a outro arquipélago, o da Madeira, tendo sido pelas mãos de Harry Hilton que o futebol aí chegou. Só mais tarde, em 1888,  terá chegado a Portugal continental.

Fundado a 21 de Julho de 1927, o CD Santa Clara teve como primeiro presidente o Capitão Eduardo dos Reis Rebelo… (continua)

 

Para continuar a ler, comprar a Revista #0

admin